Esse post objetiva trazer mais uma contribuição no tópico de processamento de camadas raster no terminal de Python do QGIS. O primeiro post dessa série aborda de forma geral como acessar a matriz de dados bruta das camadas raster e…
Blog
NDWI
Além do que os olhos veem Estamos acostumados a ver o mundo em uma faixa estreita do espectro eletromagnético – a luz visível. Mas as aparências enganam e a realidade é muito mais complexa do que conseguimos ver com nossos…
O Google Earth Engine
O bom e velho Google Earth Muitos (se não todos) de nós, pessoas que gostam de mapas, estamos acostumados com o Google Earth. Na verdade, o Google Earth é uma ferramenta velha de guerra que sempre foi (e continua sendo)…
Codificado camadas vetoriais com WKT (Well Known Text)
Importando arquivos CSV com geometria Quando importamos um arquivo CSV no QGIS, sempre existe a possibilidade de incluir a geometria das feições. Geralmente quando isso é possível significa indicar quais atributos representam a longitude (X) e a latitude (Y), o…
A função GDAL DEMProcessing
Não re-inventar a roda Recentemente eu escrevi um post sobre o processamento de camadas raster com python. A ideia principal é que, usando o terminal de python do QGIS, podemos extrair de uma camada raster a matriz de valores (um…
TWI: o índice topográfico da hidrologia
O TOPMODEL e o TWI Modelos hidrológicos objetivam melhorar a tomada de decisão em relação a problemas de recursos hídricos. Como qualquer modelo, são representações imperfeitas da realidade, ainda que úteis. Um modelo de especial relevância na hidrologia é o…
Lógica fuzzy e os cinquenta tons de cinza
Analisando o espaço Umas das coisas mais geniais que o geoprocessamento oferece é o poder de cruzar muitas informações geográficas. Esse “cruzamento” só é possível porque as informações compartilham algo em comum: o espaço. Experimente empilhar camadas vetoriais de ruas,…
Processando camadas raster com Python
Python e matrizes Python é a linguagem de programação do momento, especialmente para quem trabalha com geoprocessamento. O QGIS inclusive possui um terminal de python, onde você pode escrever scripts de python e ver o QGIS fazer muito mais que…
Criando classes de relevo com a declividade e TPI
O dilema de converter informações quantitativas para classes qualitativas é recorrente quando se trata de variáveis espaciais. Pense em classes de vegetação, classes de solo, etc. Em geral derivam de informações quantitativas que seriam impossíveis cognitivamente de usar no seu…
Declividade e o Índice de Posição Topográfica
Os Modelos Digitais de Elevação, MDEs, escondem muitas informações. Recentemente, usamos os MDEs para extrair informações preciosas que definem os caminhos de drenagem da água. Aqui vamos dar um passo para trás e olhar com calma para informações mais singelas…