Conecte-se!
Com o advento de localizadores GPS em smartphones, todo mundo hoje está acostumado a visualizar a informação geográfica com mapas de fundo (base maps), principlamente os serviços web do Google Maps e Google Satellite. Outros serviços merecem destaque, como o heroico Open Street Map (um projeto colaborativo), o Bing Maps da Microsoft e os diversos base maps da ESRI, Inc.
Com uma conexão de internet, o QGIS pode acessar esses serviços e você pode criar mapas incríveis com os melhores mapas de fundo, incluindo o imageamento de resolução estonteantemente boa do Google Satellite (geralmente são imagens da constelação Digital Globe).
Aqui eu apresento três maneiras diferentes de acessar esses serviços:
- Pelo complemento (plugin) QuickMapService.
- Conectando-se a uma camada Tile Server (XYZ), Web Map Service (WMS) ou Web Feature Service (WFS).
- Adicionando uma camada .xml que fará o trabalho de buscar o serviço WMS.
Aqui vão umas dicas sobre cada opção:
Pelo QuickMapService:
Obviamente, instale o complemento antes! Daí então busque pela aba “Web” e explore suas opções, incluindo abrir uma busca por serviços disponíveis pela extensão do mapa, o que pode ser muito útil.
Por camadas Tile, WMS e FMS:
No painel buscador (browser), solicite uma conexão e insira o URL do serviço desejado. Você então poderá dar um nome para sua camada. A autenticação requerida são para serviços restritos (o que não é o caso do google maps). Sou fã das camadas Tile, justamente por serem de extrema rapidez em sua renderização. Use esses URL para as minhas camadas favoritas:
- BING Aerial: http://ecn.t3.tiles.virtualearth.net/tiles/a{q}.jpeg?g=1
- Google Hybrid: https://mt1.google.com/vt/lyrs=y&x={x}&y={y}&z={z}
- Google Road (Maps): https://mt1.google.com/vt/lyrs=m&x={x}&y={y}&z={z}
- Google Satellite: https://mt1.google.com/vt/lyrs=s&x={x}&y={y}&z={z}
- OpenStreetMap: http://tile.openstreetmap.org/{z}/{x}/{y}.png
Por camadas .xml:
É possível configurar um arquivo na extensão .xml e esse arquivo poderá ser lido pelo QGIS como uma camada raster. A camada faz a busca de serviços WMS. Faça o download da seguinte pasta e descompacte em algum diretório do seu computador. A partir disso, simplesmente adicione a camada “raster” para o canvas do QGIS. (na pasta temos serviços Bing, Google Map, Google Terrain, Google Satellite e OpenStreetMap).
Mas qual é o melhor método?
Eu já tive muitas brigas com o complemento QuickMapService. Principalmente quando precisei exportar uma impressão de mapa, ocorria o famoso erro do deslocamento do mapa de fundo em relação às minhas outras camadas. Se esse problema já foi corrigido, fiquem à vontade para testar e comentar aqui no post.
As camadas Tile possuem uma renderização extraordinariamente rápida – o que é um grande ponto positivo. Uso bastante quando quero navegar pelo QGIS. Porém, o problema também ocorre na hora de exportar uma impressão de mapa: nesse caso o erro são diferentes quadros (tiles) sendo renderizados em resoluções desiguais, especialmente quando a impressão é de grande abrangência no mapa, como um estado ou município de grande amplitude territorial.
As camadas .xml funcionam de forma semelhante às camadas Tile. O defeito é serem bem mais lentas para renderizarem. Mas seu grande trunfo é não propiciar absolutamente nenhum problema na exportação de impressão de mapa. Talvez essas levem o prêmio.
Um toque personalizado…
Tenha em mente que as camadas de serviço web não podem ser editadas no seu arquivo original. Por isso é impossível processar seus dados diretamente pelo QGIS.
No entanto, perceba que é possível manipular a estilização da camada (vá em propriedades da camada), como em qualquer camada raster:
- Crie transparências;
- Crie métodos de mistura;
- Manipule a saturação, brilho e contraste;
Por exemplo:
Na figura, tenho apenas a camada .xml do Google Terrain, com saturação e brilho elevados:
Agora, uma camada .xml Bing Aerial com saturação baixa, contraste elevados e alta transparência:
Ao sobrepor as duas (Bing sobre Google Terrain) temos um efeito visual muito interessante:
Muito bom o post! No ArcGIS eu consigo ver a data da imagem pelo identificador. Testei aqui e não deu certo pelo QGIS, utilizando este XML. Sabe me dizer como ver a data da imagem de satélite ?
CurtirCurtir
Olá Miguel!
Obrigado pelo comentário. No momento não tenho conhecimento de como informar a data da imagem. Eu sempre cito que a imagem é do provedor de mapas X ou Y.
CurtirCurtir
oi
CurtirCurtir