Acesse mapas de fundo no QGIS

Conecte-se!

Com o advento de localizadores GPS em smartphones, todo mundo hoje está acostumado a visualizar a informação geográfica com mapas de fundo (base maps), principlamente os serviços web do Google Maps e Google Satellite. Outros serviços merecem destaque, como o heroico Open Street Map (um projeto colaborativo), o Bing Maps da Microsoft e os diversos base maps da ESRI, Inc.

Com uma conexão de internet, o QGIS pode acessar esses serviços e você pode criar mapas incríveis com os melhores mapas de fundo, incluindo o imageamento de resolução estonteantemente boa do Google Satellite (geralmente são imagens da constelação Digital Globe).

Aqui eu apresento três maneiras diferentes de acessar esses serviços:

  1. Pelo complemento (plugin) QuickMapService.
  2. Conectando-se a uma camada Tile Server (XYZ), Web Map Service (WMS) ou Web Feature Service (WFS).
  3. Adicionando uma camada .xml que fará o trabalho de buscar o serviço WMS.

Aqui vão umas dicas sobre cada opção:

Pelo QuickMapService:

Obviamente, instale o complemento antes! Daí então busque pela aba “Web” e explore suas opções, incluindo abrir uma busca por serviços disponíveis pela extensão do mapa, o que pode ser muito útil.

Por camadas Tile, WMS e FMS:

No painel buscador (browser), solicite uma conexão e insira o URL do serviço desejado. Você então poderá dar um nome para sua camada. A autenticação requerida são para serviços restritos (o que não é o caso do google maps). Sou fã das camadas Tile, justamente por serem de extrema rapidez em sua renderização. Use esses URL para as minhas camadas favoritas:

Por camadas .xml:

É possível configurar um arquivo na extensão .xml e esse arquivo poderá ser lido pelo QGIS como uma camada raster. A camada faz a busca de serviços WMS. Faça o download da seguinte pasta e descompacte em algum diretório do seu computador. A partir disso, simplesmente adicione a camada “raster” para o canvas do QGIS. (na pasta temos serviços Bing, Google Map, Google Terrain, Google Satellite e OpenStreetMap).

Baixar ZIP das camadas XML

Mas qual é o melhor método?

Eu já tive muitas brigas com o complemento QuickMapService. Principalmente quando precisei exportar uma impressão de mapa, ocorria o famoso erro do deslocamento do mapa de fundo em relação às minhas outras camadas. Se esse problema já foi corrigido, fiquem à vontade para testar e comentar aqui no post.

As camadas Tile possuem uma renderização extraordinariamente rápida – o que é um grande ponto positivo. Uso bastante quando quero navegar pelo QGIS. Porém, o problema também ocorre na hora de exportar uma impressão de mapa: nesse caso o erro são diferentes quadros (tiles) sendo renderizados em resoluções desiguais, especialmente quando a impressão é de grande abrangência no mapa, como um estado ou município de grande amplitude territorial.

As camadas .xml funcionam de forma semelhante às camadas Tile. O defeito é serem bem mais lentas para renderizarem. Mas seu grande trunfo é não propiciar absolutamente nenhum problema na exportação de impressão de mapa. Talvez essas levem o prêmio.

Um toque personalizado…

Tenha em mente que as camadas de serviço web não podem ser editadas no seu arquivo original. Por isso é impossível processar seus dados diretamente pelo QGIS.

No entanto, perceba que é possível manipular a estilização da camada (vá em propriedades da camada), como em qualquer camada raster:

  • Crie transparências;
  • Crie métodos de mistura;
  • Manipule a saturação, brilho e contraste;

Por exemplo:

Na figura, tenho apenas a camada .xml do Google Terrain, com saturação e brilho elevados:

Agora, uma camada .xml Bing Aerial com saturação baixa, contraste elevados e alta transparência:

Ao sobrepor as duas (Bing sobre Google Terrain) temos um efeito visual muito interessante:

 

5 comentários

  1. Muito bom o post! No ArcGIS eu consigo ver a data da imagem pelo identificador. Testei aqui e não deu certo pelo QGIS, utilizando este XML. Sabe me dizer como ver a data da imagem de satélite ?

    Curtir

    1. Olá Miguel!
      Obrigado pelo comentário. No momento não tenho conhecimento de como informar a data da imagem. Eu sempre cito que a imagem é do provedor de mapas X ou Y.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: